sexta-feira, março 16, 2007

Vou me mudar para Paris

Caí na malha fina do leão! Nem pensem que fiz alguma coisa de errado. Tenho medo, tremo nas bases só de pensar! A Receitinha (que não é de pão-de-ló, e sim, a Federal) só não acreditou que eu, por causa de uma bursite que tive no fêmur, tive de gastar um dinheirão com fisioterapia. E mais! Como eu pagava o tal “Carnê Leão” mensalmente pra facilitar, é claro que alguma coisa tinha de dar errado. E deu! Perdi justamente o DARF que a Receitinha achou de não lançar no “sistema”. Bem, tive de enfrentar o leão. Cara a cara. E creia: não é nada fácil.
Primeiro é preciso ligar e marcar um horário para dois dias depois. A senha começa com “AA”. De acordo com os funcionários completamente desatentos da Receitinha é a senha mais rápida. Pois a minha era “AA-71”. O horário de atendimento? 11h45 cravado! Minha contadora pediu para que eu chegasse mais cedo para encontrar estacionamento, que é difícil – novidade... Cheguei às 11. Sou pontual e gosto de resolver logo a situação. A senha “AA” estava no número 21. Às 11h40 a senha “AA” estava no número 46. E no 46 ficou até às 12h30. Procurei alguém que pudesse me ajudar. O problema é que o “sistema” não pode ser mudado. Ele não deixa adiantar a senha.
Voltei pra cadeira – sem falar que todo mundo é obrigado a ficar ouvindo o mesmo som toda vez que uma senha é chamada – quase tendo um infarto. Ódio mesmo. Espumando os cantos da boca. Mas... paciência! Como já estava sem almoço mesmo e decidido a resolver logo o problema, fui para uma fila no andar debaixo pegar uma senha que andasse mais rápido. Que esperança... Bem, às 13h52 minutos, 2 horas e 7 minutos depois – isso porque fiz agendamento antecipado – a senha “AA-71” foi chamada, enfim.
Nem acreditei quando cheguei à mesa do moço, que não me deixava falar, achando que era um total ignorante. Eu respirava para iniciar a frase e ele me atropelava. Com o restinho da paciência que tinha – sabia que iria precisar – deixei com que ele falasse tudo. Foram quase cinco minutos. Quando terminou disse que só queria saber o que fazer – eu não precisava de uma aula de contabilidade. Sou jornalista! A resposta dele foi direta. Eu teria de voltar outro dia! Pode? Não resolveu nada!!! Absolutamente nada! Reclamar? Pra quem? Só se for para Bento XVI, no mês de maio. Será que ele reza por nós? Enquanto isso, minha restituição foi para as cucuias. Ah! O rapaz que me atendeu me disse que, para servir de consolo, quando a Receitinha liberar o dindim será todo corrigido! Aí, sim, vou poder realizar o meu sonho. Comprar minha casa de praia em Búzios e um apartamento em Paris, com vista para o Sena!
Por Rimene Amaral
eXTReMe Tracker