sexta-feira, julho 20, 2007

Com cartão Unimed, na fila do SUS

Que a saúde do Brasil está na U.T.I. não é novidade nenhuma pra ninguém. E se o sistema de saúde pública não dá sinais de vida, o melhor a fazer é se submeter a um contrato com um plano de saúde, que na verdade só traz gastrites, úlceras, dores de cabeça e, se tiver menos paciência, até um infarto. Pois bem, eu quase passei por um.

Depois de deixar o emprego em que trabalhei por cinco anos, meu plano de saúde também foi para o espaço. Para não ter de enfrentar aquele tempinho chamado carência, fui até a Unimed. Colocar os pés dentro do escritório do plano de saúde é o mesmo que pegar em Césio 137: você acaba se contaminando pelo resto da vida, ou sobrevida, que você passa a ter. Fiz meu contrato de um ano. E como já estava mais que escaldado com os atrasos na entrega das faturas – pelo contrato, a empresa tem que enviar a fatura ao cliente, de modo que ela esteja disponível para pagamento com cinco dias úteis de antecedência. É claro que isso raramente acontece!

Algumas vezes cheguei a receber a fatura um dia depois do vencimento. Multa? Eles não querem nem saber! Mas fui atrás, reclamei, briguei e reviram minha situação. Tive que ir até o local, mas paguei sem multa. Depois me alertaram que, caso a conta não chegue até o dia do pagamento, eu devo entrar em contato e solicitar outra fatura. Segundo a Unimed, a culpa é dos Correios. E fica por isso mesmo. Mas que seja do Osama... Eu é que não tenho nada a ver com a paçoca. O contrato é claro! Mas acabei por ter um idéia. Até então, achava que seria genial: colocar a cobrança em débito automático na minha conta-corrente. Pronto. Assim, caso houvesse atraso novamente, e isso é fato, eu não precisaria me preocupar mais.

Que esperança! A primeira fatura pós débito automático veio com um cabeçalho que me intimava a conferir, todos os dias do vencimento das faturas, se a cobrança havia sido efetuada na minha conta. Ora! Se eu coloco uma conta em débito automático é para não ter mais a preocupação com a malfadada. Com isso, a Unimed tenta se livrar da culpa, caso haja qualquer falha na cobrança. Nesse caso, o cliente acaba sendo o "culpado" e a empresa sai bonitinha na fita. Liguei mais de 15 vezes pedindo, exigindo, na verdade, para que fosse tirado aquele cabeçalho da minha fatura. Até hoje, nada!

Então, fica assim: coloque sua fatura da Unimed em débito automático, mas todo dia do vencimento você terá de conferir se o lançamento foi feito. E mais: o lançamento é feito só no final do dia, depois que o horário bancário se encerrou. Só no outro dia é que você fica sabendo se a fatura foi paga ou não. Caso não tenha sido efetuado o pagamento, a multa come solta e você volta para a fila do SUS, porque imediatamente o cartão da Unimed é bloqueado. Aí, a empresa diz: "Por isso tem de conferir se a cobrança em débito automático foi feita".

Por Rimene Amaral

1 Comments:

Blogger Lucíola said...

Isso porque o plano de saúde privado é muito barato....

segunda-feira, julho 23, 2007  

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker